Sistemas de Gestão
Desde 1993

Produtos e Serviços

Os produtos/serviços da QUAL podem situar-se dentro de três grupos distribuídos por:

 

1. Conformidade, Certificação e Acreditação

Possuímos competências e ferramentas específicas para prestar apoio em processos de implementação e realizar auditorias de 1ª e 2ª parte a Sistemas de Gestão:

  • Sistemas de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001)
  • Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar – (HACCP, NP EN ISO 22000, Codex Alimentarius e DS 3027 E)
  • Sistemas de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (NP 4457)
  • Sistemas de Gestão da Privacidade e da Segurança da Informação (ISO 27001 e Regulamento Geral de Proteção de Dados – RGPD)
  • Certificação de Produtos e Serviços (incluindo marcação CE)
  • Sistemas de Gestão Ambiental (NP EN ISO 14001 / EMAS / Diretiva IPPC)
  • Sistemas de Gestão da Segurança (ISO 45001/ OHSAS 18001 / NP 4397)
  • Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social (NP 4469, SA 8000)
  • Sistemas de Gestão de Recursos Humanos (NP 4427)
  • Sistemas de Gestão da Qualidade para IPSS
  • Sistemas de Gestão da Formação Profissional (NP 4512)
  • Acreditação de Laboratórios (NP EN ISO 17025)

 

2. Diagnóstico, Estudos e Barómetros

Apoiamos processos de avaliação da excelência na gestão, realizamos estudos da satisfação dos clientes e colaboradores e apoiamos a criação de barómetros em organizações e regiões.

  • Excelência na Gestão:
    • No campo da Qualidade Total, possuímos quadros altamente qualificados para acompanhar, junto dos nossos clientes que pretendem ir para além do exigido pela Norma NP EN ISO 9001, esforços de implementação dos princípios da Qualidade Total, utilizando o Modelo de Excelência da EFQM ou outras abordagens análogas, como é o caso da Norma ISO 9004
    • No sector da Administração Pública possuímos competência para a aplicação do Modelo CAF
    • Para avaliar o grau de implementação e desenvolvimento da Inovação numa organização aplicamos o Sistema de Innovation Scoring desenvolvido pela Cotec
  • A Qual, em parceria com a Qmetrics, disponibiliza o Q-Vision para estudo da satisfação e lealdade dos clientes
  • ONRH – Observatório Nacional de Recursos Humanos: um projeto de características inovadoras no âmbito da avaliação e monitorização da satisfação dos colaboradores nas organizações. Este observatório permite desenvolver um sistema de avaliação e compreensão dos fatores conducentes à satisfação, lealdade e envolvimento dos colaboradores das organizações.
    Assente numa metodologia rigorosa e científica de recolha e tratamento da informação, o tratamento estatístico avançado que é efetuado a partir dos dados obtidos em cada organização permite identificar de um modo muito pragmático domínios concretos de intervenção prioritária e implementação de ações de melhoria, convertendo assim a avaliação da satisfação dos colaboradores numa poderosa e eficaz ferramenta de gestão. Uma contribuição importante da metodologia adotada no ONRH reside na utilização e estimação de um modelo de satisfação do colaborador adaptado à realidade de cada organização em estudo.
    O sistema de avaliação desenvolvido no seio do ONRH permite às organizações aderentes conhecer os níveis de satisfação, motivação, envolvimento e de lealdade dos colaboradores das organizações, em termos globais e dentro de vários subgrupos relevantes; conhecer (em termos de relações de causa-efeito) e quantificar os principais determinantes da satisfação; e comparar os dados relativos às variáveis estudadas com valores agregados de referência para todas as organizações portuguesas aderentes ao ONRH.
  • Barómetros: a Qual, em parceria com a Qmetrics, desenvolve barómetros (Barómetros da Qualidade, Qualidade de Vida e Inovação), baseados num conjunto de indicadores de desempenho e de perceção, que permitem aferir a qualidade, a qualidade de vida e a Inovação ao nível dos municípios, das regiões ou do país.

 

3. Otimização e Melhoria de Processos

Dentro deste grupo são de salientar a competência técnica e os meios de que dispomos para trabalhar na melhoria e otimização de processos, por forma a aumentar a produtividade das organizações e a sua eficácia de funcionamento, nomeadamente através de:

  • Metodologia Seis Sigma e DFSS
  • Mecanismos de qualidade concertada com fornecedores
  • Estudos de melhoria com resultados a curto prazo
  • Tratamento estatístico de informação (incluindo SPC e métodos Taguchi)
  • Projetos de inovação e lançamento de novos produtos fazendo uso de abordagens do domínio da Qualidade (Engenharia de Conceitos, QFD, Desdobramento da Função Qualidade, Casa da Qualidade, Análise de Valor)
  • Trabalhos de benchmarking e reengenharia
  • Mecanismos de envolvimento dos colaboradores (a título individual e em equipa) em processos de melhoria