Sistemas de Gestão
Desde 1993

Produtos e Serviços

Os produtos/serviços da QUAL podem situar-se dentro de quatro grupos distribuídos por:

 

1. Conformidade, Certificação e Acreditação

  • Sistemas de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001)
  • Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar (NP EN ISO 22000)
  • Sistemas de Segurança Alimentar – HACCP (Codex Alimentarius e DS 3027 E)
  • Sistemas de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (NP 4457)
  • Certificação do Produto (incluindo marcação CE)
  • Sistemas de Gestão Ambiental (NP EN ISO 14001 / EMAS / Directiva IPPC)
  • Sistemas de Gestão da Segurança (OHSAS 18001 / NP 4397)
  • Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social (NP 4469, SA 8000)
  • Sistemas de Gestão de Recursos Humanos (NP 4427)
  • Sistemas de Gestão da Qualidade para IPSS;
  • Sistemas de Gestão da Formação Profissional (NP 4512);
  • Acreditação de Laboratórios (NP EN ISO 17025)

Dentro da vertente de Conformidade, Certificação e Acreditação, possuímos competências e ferramentas específicas para prestar apoio em processos de certificação de Sistemas (Gestão da Qualidade, Segurança Alimentar, Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação, Gestão da Segurança, Gestão Ambiental, Gestão da Responsabilidade Social, Gestão de Recursos Humanos e Gestão da Qualidade em IPSS), certificação de produtos e acreditação de laboratórios.


 

2. Auditorias, Levantamentos, Estudos e Diagnósticos

  • Sistemas de Gestão (Qualidade, Inovação, Segurança Alimentar, Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Gestão dos Recursos Humanos)
  • Modelo de Excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM);
  • NP EN ISO 9004 – Linhas de orientação para a melhoria de desempenho;
  • CAF – Estrutura Comum de Avaliação;
  • Q-Vision – Estudo da satisfação e lealdade dos Clientes;
  • Sistema de Innovation Scoring;
  • ONRH – Observatório Nacional de Recursos Humanos;
  • Barómetro da Qualidade de Vida.

Realizamos auditorias a sistemas de gestão (Qualidade, Inovação, Segurança Alimentar, Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social e Recursos Humanos) face a normas de referência nacionais e internacionais e verificação da conformidade com a legislação aplicável (Segurança Alimentar, Ambiente e Segurança).

No campo da Qualidade Total, possuímos quadros altamente qualificados para acompanhar, junto dos nossos clientes que pretendem ir para além do exigido pela Norma NP EN ISO 9001, esforços de implementação dos princípios da Qualidade Total, utilizando o Modelo de Excelência da EFQM ou outras abordagens análogas, como é o caso da Norma ISO 9004.

De forma semelhante, no sector da Administração Pública possuímos competência para a aplicação do Modelo CAF.

A Qual, em parceria com a Qmetrics, aplica o Q-Vision para estudo da satisfação e lealdade dos clientes.

Para avaliar o grau de implementação e desenvolvimento da Inovação numa organização aplicamos o Sistema de Innovation Scoring desenvolvido pela Cotec.

O Observatório Nacional de Recursos Humanos (ONRH) é um projecto de características inovadoras no âmbito da avaliação e monitorização da satisfação dos colaboradores nas organizações.
Este observatório permite desenvolver um sistema de avaliação e compreensão dos factores conducentes à satisfação, lealdade e envolvimento dos colaboradores das organizações. Assente numa metodologia rigorosa e científica de recolha e tratamento da informação, o tratamento estatístico avançado que é efectuado a partir dos dados obtidos em cada organização permite identificar de um modo muito pragmático domínios concretos de intervenção prioritária e implementação de acções de melhoria, convertendo assim a avaliação da satisfação dos colaboradores numa poderosa e eficaz ferramenta de gestão.
Uma contribuição importante da metodologia adoptada no ONRH reside na utilização e estimação de um modelo de satisfação do colaborador adaptado à realidade de cada organização em estudo.
O sistema de avaliação desenvolvido no seio do ONRH permite às organizações aderentes conhecer os níveis de satisfação, motivação, envolvimento e de lealdade dos colaboradores das organizações, em termos globais e dentro de vários subgrupos relevantes; conhecer (em termos de relações de causa-efeito) e quantificar os principais determinantes da satisfação; e comparar os dados relativos às variáveis estudadas com valores agregados de referência para todas as organizações portuguesas aderentes ao ONRH.

A Qual, em parceria com a Qmetrics, desenvolve barómetros (Barómetros da Qualidade, Qualidade de Vida e Inovação), baseados num conjunto de indicadores de desempenho e de percepção, que permitem aferir a qualidade, a qualidade de vida e a Inovação ao nível dos municípios, das regiões ou do país.


 

3. Projectos Especiais

Dentro deste grupo são de salientar a competência técnica e os meios de que dispomos para trabalhar na melhoria e optimização de processos, por forma a aumentar a produtividade das organizações e a sua eficácia de funcionamento, nomeadamente através de:

  • Metodologia Seis Sigma e DFSS;
  • Mecanismos de qualidade concertada com fornecedores;
  • Estudos de melhoria com resultados a curto prazo;
  • Tratamento estatístico de informação (incluindo SPC e métodos Taguchi);
  • Projectos de inovação e lançamento de novos produtos fazendo uso de abordagens do domínio da Qualidade (Engenharia de Conceitos, QFD, Desdobramento da Função Qualidade, Casa da Qualidade, Análise de Valor);
  • Trabalhos de benchmarking e reengenharia;
  • Mecanismos de envolvimento dos colaboradores (a título individual e em equipa) em processos de melhoria.

 

4. Formação

Oferecemos diversos tipos de acções de formação (em sala, no posto de trabalho, intraempresas e interempresas), tanto nas áreas de actividade acima referenciadas como em outras que lhe são complementares. Neste âmbito, a QUAL é acreditada pela DGERT e possui uma carteira de formadores certificados pelo IEFP.